sábado, 29 de abril de 2017

Procissão de Corpus Bairro Pinheirinho Criciúma SC


Historia do Bairro Pinheirinho




Procissão de Corpus Christi do ano de 1971.
25 de mai de 1971 - Os Católicos do Bairro Pinheirinho  celebraram o dia de Corpus Christi,
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.
A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Texto: Canção Nova

Matriz em Foco




sexta-feira, 28 de abril de 2017

Escolas Reunidas "Marcos Rovaris"

Historia do Bairro Pinheirinho  Escolas Reunidas "Marcos Rovaris"



       

 História da Instituição
A escola foi criada pelo decreto nº 504 de 05 de fevereiro de 1955, com o nome de Escolas Reunidas "Marcos Rovaris" e funcionou a partir daquele ano com quatro turmas, nas dependências do Bairro da Juventude.
Em 1960, dado ao elevado número de alunos, passou-se para o atual prédio escolar. Neste mesmo ano passou a Grupo Escolar.
Em 1994,começou a funcionar também o curso de Ensino Médio de Educação Geral, em turnos diurnos e noturnos, e a denominação para : Colégio Estadual Coronel Marcos Rovaris.
No ano de 2000, obedecendo a portaria que padronizou a identificação das escolas estaduais, o nome foi alterado para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CORONEL MARCOS ROVARIS.

Os alunos da escola têm tido boa participação e vitórias em variadas modalidades esportivas e também, pela qualidade do ensino oferecida, têm conseguido boas colocações no mercado de trabalho e aprovações nos exames vestibulares.

Escola de Educação Básica CORONEL MARCOS ROVARIS 
Rua Cônego Aníbal Maria Di Frância , Nº10 - Pinheirinho, 

Criciúma, SC | CEP: 88804-360

Direção e Secretaria 
Orientação Pedagógica





Raulino Savi


 Historia do Bairro Pinheirinho


      Comerciante do Bairro
Raulino Savi , natural de Pedras Grande. Casado com a Sr.a Luiza Zocche Savi. Ela natural de Nova Veneza, ele comerciante , estalou seu comércio no Bairro Pinheirinho no ano 1957 na rua Cônego Aníbal Maria Di Francia, rua central do Bairro. Aos domingos ele realizava domingueira (Domingo dançante), e durante toda os dias da semana seu estabelecimento funcionava de forma com que as pessoas, depois de um longo dia de trabalho ou reunião se encontravam para falar de políticas, jogar carteados e dominó, também jogavam conversas fora como já dizia o ditado, desculpas para tomarem uma birita. O sr Raulino Savi durante a semana deslocava se com sua carroça de quatro rodas ,meio de transporte da época , para a colônia, onde adquiria produtos coloniais tais como ovos, vassouras, feijão, galinhas entre outras coisas e ao mesmo tempo levava produtos da cidade pra negociar. O sr Raulino Savi chegava ficar de quatro a cinco dias fora, ficando sua esposa e filhos responsáveis pelo seu comercio.
Filhos do Sr Raulino Savi e Luiza Zocche Savi.Ademar Savi, Lorena Savi, Sirleide M. Savi, Otemar Savi,Jusmar Savi, Rita de C, Savi e Osmar Savi.
Criciúma 10-04-2017
Jusmar Savi





A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up