quinta-feira, 20 de outubro de 2016

aeroporto Leoberto Leal

                                                   Aeroporto


      
                                     Inauguração do aeroporto Leoberto Leal

Em 30 de junho de 1957, Criciúma tinha enfim seu sonho realizado: aproximadamente 30 mil pessoas, número extremamente expressivo para a época, dirigiram-se para o bairro Pinheirinho, onde seria inaugurado o Aeroporto Municipal, que teria mais tarde o nome de Leoberto Leal, político catarinense, que morrera em acidente aéreo que também vitimou o senador Nereu Ramos e o Governador Jorge Lacerda, em 1957.

Na véspera da Inauguração, no dia 29 de junho, aterrissaram cinco aviões da EVAER, escola de pilotagem da VARIG.

No dia 30, às dez horas, surgiu no horizonte o primeiro avião visitante, também pertencente à Varig, vindo de Porto Alegre, trazendo 36 passageiros. Dois Aviões da FAB - Força Aérea Brasileira - também fizeram parte da festa, e por eles chegaram os bispos Anselmo Pietrulla e Gregório Warmeling, além do Ministro do Interior e Justiça, senador Nereu Ramos, que representava o Presidente Juscelino Kubitscheck.
Segundo registros do antigo aeroporto, no mês de julho de 1957 houve 341 embarques e 215 desembarques, num total de 50 vôos. Diante destes tão expressivo para á época, pode-se perceber a importância da obra para Região Sul.
Anos depois, o Aeroporto Leoberto Leal foi desativado na primeira gestão do prefeito Altair Guidi (1977-1981), sendo construídos naquele local o prédio da prefeitura, o teatro Elias Angeloni, o Ginásio Municipal e obras arquitetônicas.
Na atual escola Eeb Min Jarbas Passarinho. Ficava o saguão do antigo de passageiros do Aeroporto.

Fonte: http://www.camaracriciuma.sc.gov.br/historia-criciuma-ver/inauguracao-do-aeroporto-leoberto-leal-15

Rua Afonso Scavone
Pinheirinho 
Criciúma - SC 
CEP: 88804-420



Nenhum comentário:

Postar um comentário